Você sabia que cerveja harmoniza com comida?

Por . em 5/05/2020

A cerveja sempre esteve acompanhada de tira-gostos em bares e restaurantes, mas você já pensou em harmonizá-la com outras refeições? Os diversos estilos da bebida casam com uma série de sabores e podem ir dos mais simples aos mais sofisticados, do prato principal às sobremesas. Mas como fazer para escolher a bebida certa para o prato certo?

A técnica de harmonização de cervejas consiste em combinar da melhor forma os elementos sensoriais da cerveja e do alimento. O objetivo é que a experiência da degustação dos dois juntos seja melhor do que quando eles são consumidos separadamente, e que se possa chegar até mesmo a um terceiro sabor, criado a partir dessa união.

Apesar de existirem infinitas possibilidades de combinações, existem algumas diretrizes básicas que podem ajudar na busca da melhor combinação:

Harmonização por semelhança

Na harmonização com cerveja por semelhança, os elementos da cerveja são parecidos ou iguais aos do prato. É a forma mais simples de harmonização, e ainda assim muito eficaz. Por exemplo: uma salada tende a harmonizar com uma cerveja mais leve. Uma cerveja mais maltada, que puxa para a cor de caramelo, tende a combinar com uma carne assada. Uma cerveja de maltes torrados vai bem com um prato à base de chocolate meio amargo (cores iguais).

Alguns exemplos de harmonização por semelhança:

Harmonização por contraste

A harmonização com cerveja por contraste tem como ideia unir elementos diferentes e realmente opostos a ponto de fazerem combinarem entre si, gerando harmonia. Um prato doce, por exemplo, pode harmonizar com uma cerveja mais amarga (torta de limão com Imperial IPA).

Além destas possibilidades, existem outras:

  • Sal, doçura e gordura equilibram amargor: experimente um Breztzel (sal) com uma autêntica Pilsner (amargor);
  • Doçura e corpo contrastam e equilibram com picância: prove uma Hefeweizen (doçura) com quesadillas de frango (picância);
  • Acidez e carbonatação se contrapõem e harmonizam com pratos gordurosos, oleosos e defumados: combine uma Saison com uma costela de porco.

Harmonização por complemento

Aqui a harmonização ocorre de forma mais complexa, quando os elementos do prato e da cerveja se combinam de uma forma que se complementam, trazendo algo que faltava ao paladar.

Exemplos de harmonização com cerveja por complemento:

  • Peito de frango grelhado temperado com limão e uma Rauchbier (a cerveja dá o toque defumado que faltava ao prato);
  • Feijoada com Witbier (a cerveja funciona como a laranja que acompanha tradicionalmente o prato).

A dica final é experimentar várias combinações e, claro, levar sempre em conta o seu gosto pessoal. Acredite, a melhor e mais deliciosa forma de aprender é na prática e a Imigrantes Bebidas te ajuda, com os mais variados rótulos de cervejas para você aproveitar.

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas