Qual a diferença entre chopp e cerveja?

Por . em 2/09/2020

Chopp e cerveja para muitas pessoas são bebidas diferentes, mesmo tendo características semelhantes. Com certeza você já ouviu muita gente dizer que prefere chopp do que cerveja, ou vice versa. Mas você sabe realmente a diferença entre ambos? 

Primeiramente, precisamos entender um pouco melhor a origem da palavra chopp. A palavra chopp veio para o Brasil com os alemães e a escrita correta da palavra é “schoppen”, que é derivada de um termo francês, “chopine”, que significa um padrão de medida de um copo (algo em torno de 500ml). Esse termo começou a ser usado no Brasil, pelo fato de que na Alemanha era comum pedir a cerveja pela unidade de medida desejada, ou seja, pedia-se um “schoppen”, como referência a um copo da bebida. O termo deixou de ser usado no século XIX e, por isso, estudiosos acreditam que naquela época, quando os alemães pediam um schoppen, os brasileiros entendiam que era uma bebida diferente. No caso, um chopp.

Apesar de estarmos falando de uma bebida com os mesmos ingredientes e a lógica de produção ser a mesma, existe uma diferença entre cerveja armazenada em garrafas e latas, e cervejas armazenadas em barris. Essa diferença está na pasteurização: a cerveja que compramos no mercado (garrafa ou lata) é pasteurizada enquanto a maioria das cervejas armazenadas em barris, não. A pasteurização é o processo físico de esterilização da bebida, que extermina microrganismos que podem ser nocivos. Dessa forma, esse processo garante à cerveja uma validade maior, que normalmente é de 6 meses. Porém, por mais que seja muito leve, o processo de pasteurização altera um pouco o sabor. É por isso que muitas pessoas classificam a cerveja armazenada em barris como chopp, especialmente em razão do frescor presente na degustação.

Como o “chopp” é armazenado em barris de até 50L, sua extração precisa de torneiras específicas. Para que esse processo funcione, os barris de chopp são pressurizados com gás carbônico, o que faz com que tenha uma fermentação prolongada e por isso tenha mais espuma, diferente da cerveja de garrafa e lata, que não recebe doses extras de gás carbônico. Sendo assim, por passar pelo processo de extração, o chopp acaba formando uma espuma mais cremosa e densa do que a cerveja. A cerveja, como é engarrafada, produz uma espuma mais rala, fina e que se desfaz com mais facilidade.

Você tinha ideia de que essa era a real diferença entre os dois termos? Deixe nos comentários o que achou e aproveite para garantir a sua cerveja preferida na Imigrantes Bebidas pelo melhor preço, confira: www.imigrantesbebidas.com.br/cervejas

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas