O que é lúpulo?

Por . em 1/11/2019

Todo bom apreciador de cerveja sabe que a bebida é feita basicamente de água, malte, lúpulo e levedura. Porem dificilmente sabem qual é exatamente a função de cada ingrediente para assim em harmonia se transformar em nossa maravilhosa cervejinha do dia a dia. E hoje falaremos um pouco do Lúpulo.

O Lúpulo, ou pé-de-galo é uma flor da família das canabidáceas nativa da Europa, Ásia ocidental e América do Norte. – mesma família da Cannabis sativa – que entra na composição das cervejas. Seu nome científico é Humulus Lupulus. Apesar do parentesco, a planta não tem efeito entorpecente: pois afinal ele é o responsável por adicionar amargor a sua cerveja e também o aroma.

Podemos dizer que o lúpulo é utilizado para temperar a cerveja. No processo de fabricação da cerveja, especificamente durante a fervura, é colocado o lúpulo, e sua função é muito importante não só por contra-balancear o extremo dulçor do malte, mas por ser um conservante natural.
Nas cervejas comerciais, o lúpulo aparece quase que só para quebrar o doce maltado, mas em cervejas caseiras nota-se em diversos estilos aromas e sabores provenientes desta flor.

Existem diversas variedades de lúpulos com diferentes características que proporcionam experiências sensoriais distintas nas cervejas, seja de amargor ou aroma. Algumas variedades são mais amargas do que outras, ou têm aromas e sabores diferentes.
Existem mais de 100 variedades diferentes de lúpulo no mundo e essas variedades diferenciam-se devido, por exemplo, à quantidade de alfa e beta ácidos e de óleos essenciais. Costuma-se dividir o lúpulo em dois grupos: os aromáticos e os de amargor. O lúpulo Hallertau, por exemplo, é uma variedade alemã que apresenta um aroma nobre, sendo esse um lúpulo aromático. O lúpulo Target (variedade do Reino Unido), por sua vez, destaca-se por seu alto teor de alfa ácido, sendo um lúpulo de amargor.

Deu pra ver a importância que o lúpulo tem na cerveja? Espero que este post tenha te ajudado a entender melhor um pouquinho o que é o lúpulo. Compartilhe esse conhecimento cervejeiro com seus amigos.

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas