O que é “EBC” e “SRM” da cerveja?

Por . em 14/05/2020

Escolher uma cerveja às vezes pode ser uma tarefa difícil, mesmo quando olhamos o contra-rótulo para tentar ter uma ideia do que pode ter dentro da garrafa ou da lata. Mas aí surgem algumas dúvidas como: o que significa aquele tal de “EBC” e “SRM” no contra-rótulo da bebida? Se você também tem essa dúvida continue lendo e descubra o que elas significam.

Estas siglas no contra-rótulo da cerveja significam as escalas de cores da cerveja. Existem duas escalas “EBC” e “SRM” utilizadas para medir as cores da cerveja. A EBC, da Europa e a SRM dos EUA. No Brasil a escala usada é a EBC.

A EBC, que quer dizer European Brewing Convention (Convenção de Cervejeiros da Europa) é aplicada a cerveja e também ao malte. Nessa escala, é usada como base a espectrofotometria (método de análise óptico), a cerveja clara tem que ter menos de 20 unidades de EBC, e a que tiver mais de 20 EBC, é definida como cerveja escura.

A escala SRM também tem como base a espectrofotometria, que usa a absorção da luz e a mede em certos comprimentos de onda. Existe uma diferença de 40% aos valores da escala EBC, ou seja, 10 unidades de EBC são equivalentes a 4 de SRM, como explica o infográfico abaixo.

Então, se virmos em um rótulo um EBC entre 3 ou 5, podemos esperar uma cerveja clara e amarela, por exemplo uma cerveja Weissbier. Por outro lado, para um SRM igual a 40 ou maior, podemos esperar uma cerveja escura, até preto opaco, por exemplo uma Russian Imperial Stout.

Métodos para se medir a cor da cerveja

Foi criado um equipamento chamado espectrofotômetro, que possuí uma amplitude de diferenciação de cores precisa. Esse equipamento é mais sensível para diferenciar as cores do que outros já testados, principalmente cores mais escuras. Ele se tornou o equipamento oficial para se determinar a cor da cerveja.

Afinal, se os dois métodos utilizam o mesmo equipamento para ler a cor, por que eles são diferentes? Bom, o espectrofotômetro funciona da seguinte maneira:

  • Uma amostra de cerveja é colocada em uma cubeta de vidro;
  • O espectrofotômetro emite um feixe de luz sobre a amostra com comprimento de onda de 430nm;
  • Dependendo do quanto de luz consegue atravessar a cubeta, o espectrofotômetro emite um resultado;
  • Faz-se a conversão dos resultados para as escalas EBC ou SRM.

A diferença entre as duas escalas está no tamanho da cubeta:

EBC = cubeta de 1 cm;

SRM = cubeta de 1/2 polegada.

Cubeta

Agora que explicamos o que significa aquelas siglas estranhas no contra-rótulo da cerveja, que tal garantir a sua breja na Imigrantes Bebidas e colocar os seus conhecimentos em prática?

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas