A importância da garrafa para a cerveja

Por . em 23/12/2019

Será que o recipiente que guarda a cerveja influência diretamente na textura, cor, aroma e sabor da cerveja?

A maioria das cervejas são comercializada em garrafas de vidro na cor marrom. Isso por que as garrafas marrons ajudam a proteger a cerveja dos raios ultravioletas, evitando a oxidação, que pode ser percebida tanto no sabor quanto no aroma da bebida. Portanto é verídico!

Toda cerveja leva lúpulo, ingrediente responsável pelo amargor e o aroma característicos da maioria das cervejas. O lúpulo tem em sua composição alfa-ácidos, que quando aquecidos geram isoalfa-ácidos responsáveis pelo amargor da cerveja e que, quando presentes em excesso, podem gerar o que é conhecido pelos mestres cervejeiros como “skunky”: a bebida que fica com odor e cor desagradáveis.

Essa substância costuma ser produzida de propósito durante o processo de fervura da cerveja, mas também pode ser produzido através da luz. A luz ultravioleta tem a capacidade de quebrar certas moléculas do lúpulo, liberando mais isoalfa-ácidos e fazendo com que estes se liguem à moléculas de enxofre, gerando o skunky. Ou seja, a garrafa de vidro marrom serve como filtro solar.

Outros recipientes ajudam a impedir que os raios ultravioletas estraguem a bebida, como é o caso das latas. As latas gelam mais rápido que as garrafas. Como a luz não penetra na embalagem, há menos alteração de sabor.

Poucas pessoas sabem ou nunca pararam para pensar que a garrafa de vidro desempenhava um papel tão importante assim, para a conservação da cerveja. Agora que você sabe aproveite e confira a variedade de cervejas que a Imigrantes Bebidas oferece especialmente para você.

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas